
Nesta segunda-feira (31), o Viaduto Catalão completa 70 anos de sua inauguração, reafirmando sua importância para a mobilidade urbana de Ilhéus. Construído durante a gestão do então prefeito Pedro Vilas Boas Catalão (1951-1955), o viaduto foi uma solução para a interligação viária entre os Altos Teresópolis e Conquista, após mudanças significativas na malha viária da cidade.
Os morros da Boa Vista, Teresópolis e Conquista eram originalmente conectados, mas, durante o governo de Eusínio Lavigne, foram feitos cortes para a abertura das Avenidas Canavieiras e Itabuna. Essas intervenções modernizaram a cidade, mas interromperam o acesso direto entre os altos. Foi apenas com a obra do Viaduto Catalão que a ligação foi restabelecida, garantindo um fluxo mais eficiente entre essas regiões.
A estrutura, que leva o nome de seu idealizador, permanece até hoje como um símbolo do desenvolvimento urbano de Ilhéus. Além de seu valor funcional, o viaduto também carrega um importante legado histórico, representando o avanço da infraestrutura viária na década de 1950.
O fotógrafo e historiador José Nazal lembrou a data nas redes sociais, destacando a relevância do equipamento para a cidade. O registro fotográfico histórico, feito por Francino Vieira, relembra a época da inauguração e o impacto da obra para a população.
Sete décadas após sua construção, o Viaduto Catalão segue cumprindo seu papel de facilitar o trânsito e integrar bairros, reforçando a necessidade de preservação desse patrimônio histórico ilheense.
Fique por dentro das principais notícias de Ilhéus e região! Siga o canal do Ilhéus 24H e não perca nada. Clique aqui e acompanhe!