Uma pesquisa do Instituto FSB, encomendada pelo banco BTG Pactual, para presidente da República aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto. Lula é seguido por Jair Bolsonaro (PL), que soma 34%. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (15).
Simone Tebet (MDB): 2% Felipe D’Ávila (Novo): 0% Soraya Thronicke (União Brasil): 0% José Maria Eymael (DC): 0% Vera Lúcia (PSTU): 0% Sofia Manzano (PCB): 0% Leonardo Péricles (UP): 0% Pablo Marçal (Pros): 0% Roberto Jefferson (PTB): 0% foram os outros citados. Abstensão soma 5%, enquanto Branco/nulo deu 1% e não sabe/não respondeu chegou a 2%.
A soma das intenções de voto em D’Avila, Thronicke, Eymael, Vera Lúcia, Manzano, Péricles, Marçal e Jefferson dá 2%.
Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 1% e outros 2% não souberam ou não responderam, e 5% declararam não votar em nenhum dos candidatos apresentados.
Essa pesquisa foi estimulada, ou seja, quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos candidatos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Já na pesquisa espontânea, quando o entrevistado diz em quem pretende votar sem que os nomes lhe sejam apresentados, Lula cresceu três pontos percentuais —foi de 38% para 41%—, fora da margem de erro. Já Bolsonaro oscilou um ponto, de 31% para 32%, dentro da margem de erro.
O Instituto FSB ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 12 e 14 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%.