ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

FUNCIONÁRIOS DE AEROPORTOS MANTÊM GREVE

Funcionários do aeroporto de Ilhéus também cruzaram os braços. Foto: Danilo Matos/Ilhéus 24h.
Funcionários do aeroporto de Ilhéus também cruzaram os braços. Foto: Danilo Matos/Ilhéus 24h.
Os funcionários da Infraero mantêm nesta quinta-feira (1º) a greve iniciada na quarta. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), a paralisação atinge os 63 aeroportos administrados pela estatal. O Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, está na lista.
Segundo o G1, a Infraero informou que a paralisação não causa atrasos nos voos.
Nesta quarta (31), o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, considerou que a greve pode continuar, mas impôs limites. Ele determinou que devem trabalhar 100% dos funcionários do tráfego aéreo, 70% dos empregados nas áreas de segurança e operações, além do percentual mínimo de 40% entre os demais empregados.
A paralisação, segundo o sindicato, é para protestar contra a proposta de acordo coletivo que a Infraero fez para a categoria. Segundo um dos diretores do Sina, Samuel Santos, a paralisação é por tempo indeterminado. “Se não houver proposta da Infraero, a greve continua.” O salário médio de um aeroportuário hoje, afirma, gira em torno de R$ 1.600.
Os grevistas pedem, entre outras coisas, aumento salarial de 16% e  ganho real nos benefícios como auxílio-creche, alimentação e combustível.