O deputado estadual, Adolfo Menezes (PSD), foi reeleito para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com 61 votos dos 63 possíveis. A disputa para a liderança da AL-BA ficou entre o atual líder da AL-BA e o deputado Hilton Coelho (PSOL), que recebeu dois votos. A sessão foi conduzida pelo ex-presidente da Assebleia, Nelson Leal (PP).
Nos últimos meses, Adolfo Menezes recebeu apoios de diversos deputados da Casa, recebendo votos tanto da oposição quanto da base governista. No final de outubro, ele afirmou que contava com o apoio de pelo menos 44 parlamentares da AL-BA.
“Há exatos dois anos, fui escolhido honrosamente pelos meus pares para comandar o legislativo da Bahia. Hoje, sob as bênçãos de Deus, fui reconduzido à Presidência dessa Casa”, declarou Adolfo em primeiro discurso como presidente reeleito, quando ressaltou o espírito republicano dos deputados de situação e oposição, bem como a austeridade de sua gestão.
Destaque nas eleições de 2022, sendo a mais votada, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) chegou a se colocar à disposição para disputar a presidência da Casa, mas desistiu de concorrer e declarou apoio ao seu correligionário, Adolfo Menezes.
Em 2021, o deputado disputou a presidência da AL-BA com Hilton Coelho (PSOL) e venceu após receber 60 votos.
Adolfo Menezes é nascido em Campo Formoso, na região do Piemonte Norte do Itapicuru, e está em seu quinto mandato como deputado estadual.
Na sessão preparatória da 20ª Legislatura realizada nesta quarta-feira (1º) também foram definidos os demais membros da Mesa Diretora.
Confira a lista abaixo:
1º Vice-presidente – Zé Raimundo Fontes (58 votos)
2º Vice-presidente – Marquinho Viana (58 votos)
3º Vice-presidente – Antônio Henrique Júnior (59 votos)
4º Vice-presidente – Laerte do Vando (57 votos)
1º Secretário – Marcelinho Veiga (59 votos)
2º Secretário – Samuel Júnior (59 votos)
3º Secretário – Vitor Azevedo (56 votos)
4º Secretário – Zó (57 votos)
Suplente – Maria Del Carmen (58 votos)
Suplente – Soane Galvão (57 votos)
Suplente – Claudia Oliveira (57 votos)
Suplente – Robinho – 57 votos
Suplente – Jurailton Santos – 59 votos