O cenário político de Ilhéus-Bahia ganha destaque com a ascensão do advogado Bento como sucessor de Marão. Mestre e doutor em Direito Público e Privado, bem como em Direito Material e Processual do Trabalho, Bento traz consigo uma bagagem acadêmica sólida, sendo Professor Universitário de Direito Empresarial, Direito Falimentar e Legislação Trabalhista.
Com passagem destacada como Ex-Procurador Geral do Município de Uruçuca, Bento não apenas é o fiel escudeiro de Marão, mas também se destaca como um articulador hábil e braço direito do atual prefeito. Reconhecido como um dos homens fortes do governo Mário Alexandre, sua influência vai além, sendo considerado, por muitos, como o verdadeiro homem forte do governo.
Desfrutando da total confiança do prefeito, Bento é apontado como um nome capaz de dar continuidade às ações e projetos em andamento. Sua habilidade de articulação não passa despercebida, conquistando o respeito da classe política e sendo bem visto pelos setores empresariais. Ainda mais, sua presença nas articulações políticas do governo estadual o posiciona como um candidato ideal, segundo muitos, inclusive em comparação à deputada Soane Galvão.
Segundo o prefeito Mário Alexandre, um nome para concorrer à prefeitura será definido por todos os partidos da base e divulgado em março. Em entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio Ilhéus FM, o prefeito destacou que não tem candidato, mas que a escolha será fruto de consenso entre os partidos aliados.
O prefeito foi questionado sobre um possível apoio a Bebeto, em uma entrevista com Vila Nova, em que Bebeto Galvão afirmou que Mário Alexandre havia garantido apoio ao seu nome. Marão negou categoricamente: “Não tem nada disso. Nosso candidato é um candidato de consenso. Vamos criar força e expectativas para um futuro cada vez melhor”.
Quando questionado novamente sobre um compromisso de apoiar Bebeto, o prefeito Mário Alexandre esclareceu: “Não prometi nada a ninguém. Vou conversar com o governador e discutir a formação de programas para continuar o desenvolvimento da nossa cidade, em conjunto com os partidos da base do governo do estado, federal e municipal.” O desfecho dessa articulação política promete impactar diretamente o cenário eleitoral em Ilhéus.