ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ARTISTAS DA MÚSICA ILHEENSE FORTALECEM CADEIA PRODUTIVA DA ECONOMIA CRIATIVA LOCAL, DIZ PAWLO

Um dos principais grupos da Economia Criativa é a Cultura. A Cultura se divide neste segmento em expressões culturais como artesanato, folclore e gastronomia; patrimônio e artes, a exemplo dos serviços culturais, museologia, produção cultural e patrimônio histórico. As artes cênicas se dividem em atuação, produção e direção de espetáculos teatrais e de dança e, finalmente, a música em seus mais variados aspectos como gravação, edição e mixagem de som, criação e interpretação musical. Esta última, em Ilhéus, em apenas um ano de governo, a prefeitura de Ilhéus investiu mais de duzentos e quarenta mil reais em atrações locais, valorizando a prata da casa, uma das principais linhas de ação da Secretaria Municipal da Cultura.

“Sabemos que o investimento ainda é pequeno, mas a ideia é ampliar os recursos, preparar a categoria, estabelecer mais canais de comunicação e empreendedorismo na música local”, informa o Secretário Municipal da Cultura, Pawlo Cidade. Quando se investe numa categoria como a música, toda a cadeia produtiva que gira em torno de um espetáculo musical sai ganhando. A exemplo dos próprios músicos, rodies, mixadores, iluminadores, sonorização, produtores, carregadores, montadores, lojas, ambulantes.

Pensando na pluralidade dos artistas da música e na indeterminação do número exato de prestadores suficientes para a adequada prestação do serviço e adequado atendimento do interesse público foi adotada a modalidade credenciamento. “Temos muitas bandas com qualidade e condições de tocar em qualquer evento promovido pelo Município ou pela iniciativa privada, portanto promover chamamentos públicos para credenciamento é uma prova da inviabilidade de competição para a contratação das bandas. Às vezes uma banda não tem visibilidade, mas tem condições artísticas, portfólio e documentos para competir, portanto, ela também está apta à contratação”, completa o secretário.

As bandas Jacque Barreto, Jane Poeta, Banda Cartão Postal, Pagofunk, Banda di Patrão, Swing no Kuarto, Oz Xavequeyroz, Banda Violino de Luxo, Banda S2, banda A Princesinha, Circuito Fechado, Pretubom, Swing Legal, Alana Lima, Batuke Bom, Banda Di Bali, Paulinho Xoxô e Banda Samba da Gente, Top Gan, Eletrikka, Tony Canabrava, banda Zahra, Banda Realce, Jah Bless, Itassucy e Banda, banda Filhos de Neguinha e Sob Medida são algumas das que já fizeram parte deste credenciamento.