ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

CADELA DE RUA QUE APARECE EM VÍDEO, É RESGATADA EM ILHÉUS

A cadela receberá os tratamentos necessários, e será encaminhada para a doação.

Denunciamos por aqui ontem (28), uma das consequências do não funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus (CCZ), fechado desde o começo da pandemia, em abril de 2020. Na matéria foi mostrada a inusitada concentração de cães em volta de uma cadela no cio, em plena praça JJ Seabra, Centro, em meio a latidos e muito barulho, chamando a atenção de populares.

O CCZ de Ilhéus tem como atribuição, dentre outras tantas, recolher animais em situação de rua, e castrá-los. O que não vem sendo feito, acarretando no agravamento da superpopulação de cães e gatos na zona urbana do município, e oferecendo riscos à saúde da população.

ONGs protetoras de animais que atuam em Ilhéus, já até se ofereceram para colaborar nas ações, porém, aguardam que o importante setor municipal volte a funcionar. As organizações destacam que estão predispostas a ajudar em mutirões de limpeza da sede do CCZ, no banho e tosa dos animais, e, principalmente, no encaminhamento para doações.

Mas pelo menos a história denunciada teve um aparente desfecho positivo. A autora do vídeo que viralizou, Amália Levita, secretária da ONG Planeta dos Bichos, em contato com a nossa redação, informou que conseguiu resgatar a pequena cadela no cio. “Foram duas horas seguindo ela, mas conseguimos”, ressalta.