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CARREIRA DE GAMER PROFISSIONAL CRESCE NO BRASIL: VEJA SE VALE A PENA INVESTIR NELA!

Foto: Cottonbro Studio por Pexels.

Os gamers profissionais não são um tipo de carreira exatamente nova, mas com certeza ganharam espaço com a maior acessibilidade da internet e o papel dos influencers em redes sociais como Twitch.

Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) de 2024, 73,9% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo digital, entre títulos dos consoles, computadores ou smartphones e demais dispositivos digitais. É correto afirmar que uma parcela desses o faz profissionalmente ou tem ambições de uma carreira na área.

Alguns dos maiores influencers do país são gamers, seja competindo em torneios oficiais ou apenas compartilhando a atividade com os seguidores online. E isso ocorre por bons motivos: a atividade de jogar videogame pode ser monetizada de múltiplas formas, um assunto sobre o qual vamos falar hoje!

5 campos de atuação profissional para gamers brasileiros

Para quem tem aspirações de se tornar um gamer profissional, é importante saber como a carreira funciona e quais são as possibilidades de atuação no mercado. O que não faltam são oportunidades para monetizar essa trajetória, dentre as quais nós separamos as 5 que merecem um destaque maior.

1 – Fazer transmissões de partidas

As transmissões de partida são provavelmente o espaço mais lucrativo para os gamers profissionais, levando em conta valores de doações ao vivo, possíveis patrocínios e até mesmo o tempo investido, já que essas partidas podem ser usadas para treinar e aprimorar suas habilidades em jogos específicos.

A plataforma Twitch é a mais usada para a tarefa, mas também existe a possibilidade de transmitir jogos pelo YouTube, pelo Facebook e outros espaços. Vale lembrar que quanto mais popular o título é no momento, maiores as chances de que espectadores além dos que o seguem participem das lives.

2 – Avaliar plataformas de jogos online

Os gamers brasileiros estão sempre procurando novos títulos para jogar, e quem melhor do que um jogador profissional para indicar títulos interessantes? Se o algoritmo indica que há interesse em jogos de cassino online, por exemplo, vale a pena fazer uma avaliação profissional do Jackpot City em vídeo.

Para isso é necessário não somente jogar o título diretamente, mas também conferir informações em agregadores de plataformas de cassino online. A ideia é que você forneça aos gamers que o acompanham as informações adequadas para que eles decidam se querem ou não jogar.

3 – Participar de competições oficiais

As competições oficiais de videogame são a atividade que a maioria das pessoas associa à ocupação de “gamer profissional”, e por um bom motivo: é aqui que os atletas de eSports colocam sua expertise à prova, competindo com outros jogadores de alto calibre, seja por valores em dinheiro ou pela fama.

Por se tratar de um ambiente altamente competitivo, os gamers profissionais costumam se dedicar a um único título: embora seja possível se especializar em vários, a dificuldade aumenta. Pense nessa atividade como a de um atleta de outro esporte, os quais se dedicam apenas a um tipo de modalidade.

4 – Fazer parcerias com desenvolvedoras e distribuidoras de games

A proeminência de gamers profissionais faz com que desenvolvedoras e distribuidoras de jogos se interessem pelo seu alcance entre outros jogadores, o que leva a parcerias e patrocínios. Essa é talvez a fonte de renda menos segura, mas uma que garante a carreira de todos os gamers que a conseguem.

Assim como outros influenciadores digitais de Ilhéus ou do mundo todo, os gamers profissionais devem exercer a transparência quando o assunto são parcerias e patrocínios: ao promover um jogo, deve-se deixar claro se a tarefa está sendo ou não remunerada. Essa é uma excelente maneira de investir na carreira e fazer conteúdo.

5 – Produzir conteúdo editado para as redes

A importância das transmissões não deve ser ignorada, mas também é preciso considerar aquela parte do público que prefere consumir conteúdos “fechados”, seja pela falta de tempo para assistir aos jogos ao vivo ou busca por materiais mais compactos. É aí que entra a produção de conteúdos para as redes.

Postagens no Instagram, vídeos no YouTube e threads no X são boas formas de produzir conteúdo e interagir com a base de seguidores. Essa parte do processo também pode contar com a participação de outros profissionais, como editores e designers, de acordo com o tempo do gamer e o orçamento.

Vale considerar também que a carreira de gamer profissional não precisa ser um trabalho de período completo logo de cara, você pode começar conciliando as atividades com outra atuação profissional. Aos poucos, conforme ganhar mais espaço na área, as coisas naturalmente vão entrando nos eixos.