ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

COM AMBIENTE FAVORÁVEL, MINISTROS DO TSE AVALIAM JULGAR INELEGIBILIDADE DE BOLSONARO

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avaliam que existe ambiente para julgar ação que pede a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O trâmite pode ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano, entre março e abril.

As ações que constam no TSE podem contar com provas já obtidas em um inquérito administrativo aberto pelo ministro Luiz Felipe Salomão no ano passado em apuração sobre o descumprimento de regras e sobre a conduta de Bolsonaro durante a eleição.

Entre as provas recolhidas, estão irregularidades envolvendo o uso da TV Pública para fazer lives eleitorais, motociatas, entre outros.

Se a ação for adiante, Bolsonaro pode ser tornar inelegível. Aliados de Bolsonaro acreditam nessa possibilidade e temem, ainda, que o ex-presidente seja preso. No entanto, ministros do STF e do TSE descartam, por ora, qualquer avanço nesse sentido.

Ao todo, tramitam 16 ações contra Bolsonaro, a mais avançada é a que trata da reunião de Bolsonaro com embaixadores no Palácio da Alvorada, quando ele ameaçou o sistema eleitoral com ataques às urnas.