O programa Bolsa Família, além de atender os beneficiários nas instalações da secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) e nos Mutirões da Cidadania, está comparecendo às comunidades mais distantes do município. Esta semana uma equipe do programa foi ao distrito de Inema, onde realizou o cadastramento e recadastramento de 120 famílias.
Em agosto, as equipes efetuaram mais de 500 atendimentos na mesma localidade. O coordenador do programa, Fernando Reis, acredita que “levar o Bolsa Família até localidades mais distantes é uma maneira de colaborar com os beneficiários e tornar o atendimento mais tranquilo e democrático para todos”. Durante os meses em que o Mutirão da Cidadania da prefeitura municipal de Ilhéus, vem acontecendo, o programa Bolsa Família atendeu mais de 800 pessoas.
O Bolsa Família é um programa integrante do Plano Brasil Sem Miséria (BSM) e oferece transferência de recursos para famílias que têm renda per capita inferior a R$ 70 por mês, seguindo alguns critérios delimitados pelo governo Federal. Atualmente, são beneficiadas 22.167 famílias ilheenses pelo programa.
ATENDIMENTO AGENDADO – Para regularização de cadastros na sede da SDS (rua Mário Alfredo s/n, av. Itabuna), o cidadão deve procurar a recepção, entre o período das 7 às 14 horas, e agendar o dia e horário do atendimento. A pretensão da secretaria é, até dezembro de 2013, totalizar mais de 19.000 atualizações cadastrais e com elas verificar também a existência de pendências e cadastros irregulares.