ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

FESTA DO TRABALHADOR EM ITABUNA TERÁ LORDÃO E ARMANDINHO

Armandinho Dodô e Osmar 2014 por Felipe Oliveira (51) (1)No próximo dia 1º de maio, trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo vão comemorar o Dia do Trabalhador. A data tem origem na greve ocorrida em 1884 numa fábrica na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Os trabalhadores exigiam a diminuição da jornada de trabalho para 8 horas semanais. A repressão dos patrões e do governo foi violentíssima. Quase mil feridos, mais de 100 mortos, e cinco líderes condenados à forca. E nada de conquistar as 8 horas. Em 1891, o Congresso Operário Internacional, ocorrido na França, convocou uma manifestação anual, em homenagem às lutas sindicais de Chicago.
Ao longo dos anos o 1º de Maio se constituiu num dia de reflexão dos trabalhadores sobre sua condição de classe, mas também de celebração, confraternização e integração entre as diversas categorias profissionais.
E é justamente com o objetivo de integrar a classe trabalhadora que a CTB Regional Sul/Bahia (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) promove nesta quinta-feira, 01/05, uma grande festa, com certeza a maior do interior da Bahia e uma das maiores do Brasil.
Este ano a comemoração será realizada no Clube da Usemi, no Bairro São Caetano, em Itabuna. A expectativa é que mais de 7 mil trabalhadores e trabalhadoras participem do evento. A animação da festa ficará por conta das bandas Pastilhas Coloridas, Lordão e nada mais nada menos que Armandinho Dodó & Osmar, banda formada pelos filhos de um dos inventores do trio elétrico, história viva da música baiana.
Para participar do evento, os trabalhadores deverão apresentar na entraada o convite individual, acompanhado de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para o Albergue Bezerra de Menezes e Núcleo Cuidar.
Diretores dos sindicatos entregarão os convites em suas bases, mas caso os trabalhadores queiram, poderão adquiri-los nos sindicatos filiados à CTB (Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Sintratec – Têxteis e Calçadistas, Sindserv, Sindiacs/ace, Sintracom – Construção Civil, API/APLB Sindicato).