No último dia da agenda de Rui em Cuba, foram discutidas parcerias entre a farmacêutica cubana e a Bahiafarma para produção de medicamentos na Bahia. Uma das possibilidades é a produção de um remédio que trata lesões em pessoas com diabetes. O presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, acompanharam o governador no encontro.
“Cuba tem sido parceira do Brasil em transferência de tecnologia há alguns anos. A presença do governador e do secretário Fábio Vilas-Boas [em Cuba] faz com que isso se acelere, permitindo que a gente consiga ofertar novas possibilidades terapêuticas aos pacientes do SUS e consolidando a Bahiafarma como um grande produtor de imunobiológicos no Brasil e o primeiro do Nordeste brasileiro”, destacou Ronaldo Dias.
Vice-presidente da Biocubafarma, Mayda Mauri Pérez “agradeceu ao governador por esta oportunidade de alinhamento em um setor tão importante como a saúde humana. Com certeza, os produtos da indústria biofarmacêutica cubana vão atender às expectativas de saúde da população brasileira, em particular da Bahia, em uma enfermidade tão dramática como as lesões do diabetes”.