ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

HUMOR: O BARBER SHOP, O BOLSONARISMO E O “CAMINHO DE RATO” IDEOLÓGICO

Alemão, conhecido popularmente como “Peixe” convoca os barbeiros de toda Bahia para manifestação em prol de Bolsonaro.

Uma expressão popular, referente a possíveis erros técnicos cometidos por barbeiros e cabelereiros, diz: Fulano de tal deixou a cabeça do cliente cheia de “caminho de rato”!
Dentro de um entendimento metafórico, seria até uma iniciativa louvável. Visto que, abriria imaginárias vias de tráfego, para que novas e sempre bem vindas ideias pudessem circular livremente, nesse maravilhoso terreno fértil denominado mente humana.

Mas há de se convir. Deixar um “caminho de rato” é uma barbeiragem mui amadora. Algo que ninguém deseja. Nem para ser o “agraciado”, muito menos o agente causador de tais sulcos nos couros cabeludos alheios.

Interpretar a expressão de forma literal, nos remete aos riscos que representam para a saúde pública (também a mental), permitir que os referidos roedores caminhantes, sigam perambulando, e não só as cabeças. Potenciais disseminadores de graves enfermidades, convertem-se em ameaças à ordem pública quando passam a transmitir a chamada “leptospirose mental”.

A referida patologia quando acomete o organismo humano, é capaz de fazer com que a pessoa, outrora inofensiva e saudável, passe a comungar, tal qual ratazanas, de estranhos ideais, e de “valores-calungas” às avessas.

De acordo com autoridades científicas, em manifestações mais graves da tal “lepstopirose mental” – causada pelos outrora e metafóricos caminhos de ratos – com o hospedeiro em estágio terminal, é quando os lamentáveis sintomas do bolsonarismo costumam aflorar.

É triste ver de perto a definhação moral gradativa que vai se manifestando, enquanto sintomas, nos coitados dos enfermos. Não são raros os casos de perda gradativa de conhecimento histórico, confusão mental e moral na distinção entre fake news e ciência, e até mesmo achar que grupos de WhatsApp são a mesma coisa que sala de aula de Universidades.

E, para que possamos desde já ficarmos em estado total de alerta, uma notícia. Em recente estudo, que reuniu de maneira inédita três segmentos da ciência: Astronomia, História e Psiquiatria; foi divulgado que, no dia 7 de Setembro, devido a uma estranha conjunção de vários fatores energéticos, exercerá uma sinistra influência psicológica nos acometidos pela tal “leptospirose mental”. Segundo os pesquisadores, algo comparado com o efeito que a lua cheia causa nos enfermos mentais.

Os pesquisadores alertam: Se raspar a barba, pintar o rosto de verde e amarelo e gritar “Mito”, pode correr e chamar a NASA!

Veja o vídeo:

Por Rans Spectro, para redação do Ilhéus 24H.