O prefeito Jabes Ribeiro assinou, agora pouco, decreto que põe o município em estado de emergência contra as chuvas. Já foram registrados deslizamentos de terras e alagamentos na Avenida Itabuna, CSU, Altos Belmonte, Seringal e do Carvalho.
Houve queda de árvores e falta de energia em alguns pontos da cidade.
Pessoas que precisaram deixar suas casas estão sendo abrigadas no estádio Mário Pessoa, onde foram montados postos de saúde e são distribuídas cestas básicas e colchões.
A população pode usar o telefone 3234-3597 (são aceitas ligações a cobrar) para informar sobre ocorrências.
ITABUNA
O prefeito Vane estuda a possibilidade de também decretar estado de emergência em Itabuna.
Todas as secretarias municipais foram mobilizadas para fornecer suporte a Defesa Civil. Guardas municipais, agentes de trânsito, assistentes sociais e operários da Sedur reforçam o trabalho de campo que conta com o apoio da Emasa, Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e veículos cedidos pela Ceplac.
As famílias desabrigadas serão acolhidas no Estádio Luis Viana Filho e no Parque de Exposições Antônio Setenta, onde serão montados dois postos de saúde com equipe médica, agentes comunitários e equipe para vacinação. A Secretaria da Saúde mantém as quatro ambulâncias do município de plantão para transportar pacientes ou pessoas feridas de qualquer área da cidade.
A Coordenação Municipal de Defesa Civil montou posto de emergência na Câmara de Vereadores com os números 8848-3488, 8849-0122 e 8854-7036 (que aceita ligações a cobrar) para atender solicitações da população.