ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ILHÉUS INICIA PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO AO TRABALHO INFANTIL

Início Atividades PETI. Foto: Secom Ilhéus.
Início Atividades PETI. Foto: Secom Ilhéus.

As atividades educativas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) referentes ao calendário 2017, iniciou nesta semana. No total, são mais de 80 crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos matriculadas no Peti. Diariamente, elas têm aulas de esportes, lazer, cultura, capoeira, artes e informática, entre os turnos matutino e vespertino.

A abertura dos trabalhos se deu anteontem, 7, com uma reunião de pais e responsáveis pelos alunos. Na oportunidade, foi apresentado o programa que mostra a importância do acompanhamento familiar, bem como se verificou como o processo pode gerar bons resultados por meio dos serviços oferecidos, se houver o estreitamento de laços entre alunos, pais, responsáveis e equipe de trabalho da SDS.

Presente ao evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, falou sobre a importância do programa. “É essencial para o desenvolvimento social e educativo que crianças e adolescentes participem das atividades realizadas aqui. Buscamos um novo espaço, com mais conforto e comodidade para elas terem um melhor desempenho durante as aulas e se sentirem bem no local”, afirmou.

De acordo com a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Sandra Cabral, para participar das atividades, as crianças e adolescentes devem estar matriculadas na rede pública de ensino, encontrando-se em situação de vulnerabilidade, com família inscrita no programa Bolsa Família. “As atividades são ministradas no turno oposto ao da escola, fazemos um acompanhamento de todas as crianças e adolescentes, conjuntamente com os familiares, para garantir seus direitos”, salientou. A coordenadora informa que, em breve, serão oferecidos cursos e oficinas profissionalizantes para os pais e responsáveis, cujos jovens participam do Peti.  

Programa – O Peti está funcionando em novo endereço, na zona norte da cidade, situado na Avenida ACM, nº 1.169, ao lado da agência Banco do Brasil, no bairro Malhado, zona norte da cidade. O programa é um serviço prestado pelo Governo Federal em parceria com os municípios e tem como objetivo retirar crianças e adolescentes do trabalho infantil, oferecendo para isso orientação e acompanhamento. A inscrição para participar do Peti pode ser realizada na sede da SDS, localizada à Rua Mário Alfredo, s/n, bairro Conquista, na própria unidade do Programa, ou ainda através do trabalho de campo realizado pelos agentes sociais.