O incêndio que destruiu 4,5 quilômetros de vegetação em Algodões, distrito de Maraú, no sul da Bahia, pode ter sido provocado por queimada de lixo. Relembre AQUI.
“A pessoa para invadir [os terrenos] tem que por um fogo, tem que limpar o terreno. Ou não tem a coleta de lixo, aí vai queimar um lixo. Parece, eu não posso garantir, que foi queima de lixo”, suspeita o zootecnista Roberto Maciel.
Foram dois dias de incêndio. A região afetada já não tem mato, árvores ou bichos. No lugar, cinzas e galhos queimados. Imagens no vídeo acima mostram o fogo que se alastrou pela vegetação por causa do tempo quente.
Diante da situação, os moradores começaram a tentar controlar o fogo. O Corpo de Bombeiros da cidade de Ilhéus informaram que também fez o combate das chamas.
A praia de Algodões é bastante procurada por turistas, com diversas casas de veraneio, sítios e pousadas, mas nenhuma delas foi atingida. Porém, muitos animais sofreram com a queimada que se estendeu por 4,5 km.
Como ainda tem pontos com fumaça, o medo é que o incêndio recomece. “O problema é que, às vezes, a pessoa não vê”, disse a professora Joana Oliveira.
Os moradores também disseram que eles fizeram o trabalho pesado de controlar as chamas e alertaram para que o poder público tenha alguma medida de prevenção e combate para esse tipo de situação. Do G1.