ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ITABUNA: LÍDERES DO RAIO-A SÃO DENUNCIADOS PELO MP

Alguns líderes do tráfico foram transferidos do presídio de Itabuna no início do ano.
Alguns líderes do tráfico foram transferidos do presídio de Itabuna no início do ano.
O Ministério Público da Bahia denunciou 27 pessoas acusadas por associação para tráfico de drogas em Itabuna. Segundo a ação penal pública, de autoria do promotor de Justiça Olivan Costa Leal, a quadrilha de traficantes era integrada por pessoas que faziam parte de uma facção criminosa existente no presídio da cidade, autointitulada “Raio A”, cujo chefe seria Adailton Soares Sampaio, vulgo “Dai”.
A ação se baseia nos resultados da Operação Carilo, realizada pelo Departamento de Narcóticos (Denarc), pela 7ª Coordenação de Polícia do Interior (Coordin) e pelo Comando de Policiamento Especializado da Polícia Militar (Cipa).
O trabalho de investigação contou com interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça. Segundo o promotor Olivan Leal, elas comprovam que a quadrilha comandava o tráfico em uma comunidade conhecida como Baixa do Carilos, em Itabuna, contava com depósito de armas, praticava roubos e arquitetava homicídios. A operação resultou na prisão de vários integrantes da organização criminosa.
Os planos de homicídios são revelados pelo menos em dois diálogos, segundo a ação. Em um, dois dos denunciados falam sobre “uma recomendação para entrega de arma de fogo a ser utilizada num homicídio”, e no outro sobre o planejamento “do assassinato” do líder de uma facção rival. O promotor ainda registra que a quadrilha é responsável pela tentativa de homicídios que vitimou Valtercleve dos Santos Silva, no momento em que ele deixava a prisão, no último dia 28 de fevereiro.
No dia 03 deste mês, uma ação integrante da Operação Carilos prendeu 13 pessoas por envolvimento com o tráfico em Ilhéus. Participaram do trabalho policiais civis e militares de Ilhéus e Salvador. Além das prisões, foi apreendida grande quantidade de drogas e armas, lembre aqui.