Um morador do Condomínio Mansão Anna Reis, em Ilhéus, enviou um documento as síndicas do edifício e fez um apelo ao poder público municipal para solucionar os alagamentos e pontos críticos na Avenida Soares Lopes e no bairro Cidade Nova.
O texto, assinado por Herder Mendonça, aponta questões geográficas do bairro. Ele afirma que a Av. Soares Lopes é uma planície localizada na borda marítima, e toda a captação hídrica das áreas vizinhas é drenada por lá, sobrecarregando e inundando a região em caso de chuvas fortes.
Segundo relatos, na enchente de Natal de 2021, a garagem do prédio ficou completamente inundada, sendo necessário contratar mais bombas de sucção e caminhões tanques para evitar danos elétricos de alta tensão e a contaminação dos tanques de água potável do condomínio. Além disso, os elevadores foram desligados e a limpeza dos tanques de água potável foi necessária, gerando um desperdício de água e grandes prejuízos para o condomínio.
Para solucionar o problema, com um auxílio de um engenheiro citado no documento, o morador sugere a implantação de um sistema de macrodrenagem com bueiros inteligentes. O mecanismo seria localizado no cruzamento da Av. Canavieiras, em frente ao prédio da Receita Federal e ao lado da Escola Heitor Dias, e no cruzamento da Av. Manoel Dórea ao lado do Empresarial Premier Business. A medida visa coletar todas as águas pluviais das áreas vizinhas, evitando a sobrecarga na Avenida Soares Lopes e no bairro Cidade Nova.
O sistema de macrodrenagem com bueiros inteligentes consiste em uma estrutura de concreto que coleta as águas pluviais da rua e as envia para um reservatório subterrâneo. Com a tecnologia aplicada, o sistema permite o controle do fluxo de água e a redução do risco de transbordamento em caso de chuvas fortes.
O morador, conclui o documento, afirmando que levará o projeto a prefeitura de Ilhéus, para as sugestões serem adotadas.