Havaianas acredita que para se ter uma vida mais leve e com harmonia, é preciso estar em equilíbrio com o meio ambiente. No mês de junho, a marca, em parceria com a Worldpackers, realizou a terceira edição do Praia + Limpa, desta vez em Ilhéus, na Bahia. A iniciativa, que tem por objetivo promover ações de limpeza em diversas praias no Brasil e no mundo, e gerar reflexões e conversas sobre economia circular e reciclagem, reuniu 128 voluntários que, juntos, retiraram 256,6 quilos de resíduos da praia Praia do Sul, em cerca de três horas de ação, entre coleta, triagem e roda de conversa.
A iniciativa contou com a participação do Grupo Amigos da Praia (GAP), uma ONG local que atua com conservação da biodiversidade e da paisagem costeira, que iniciou em 2018 com ações pontuais de limpeza de praia e hoje conta com 13 projetos permanentes e sazonais. “Mais do que falar sobre educação ambiental, nosso diferencial é o fazer na prática, no dia-a-dia. Mares limpos e praia saudável é bom para a economia, para o ecoturismo, para a saúde humana e para a conservação das espécies. Que novas parcerias, como esta com a Havaianas, se multipliquem, pois todos ganham“, conta Gabriel Macedo, presidente do GAP e técnico profissional de Surf.
“Havaianas está sempre em busca de novas oportunidades por um mundo melhor e não poderíamos ter escolhido outro parceiro para a edição de Ilhéus. O GAP foi fundamental para que conseguíssemos bater mais um recorde, com 256,6 quilos de resíduos retirados das praias, quase o dobro do que já tínhamos recolhido até a edição de Floripa, em abril. Gosto de reforçar que a limpeza de praia é um pedacinho de algo maior, o nosso programa Havaianas reCICLO. Queremos que as pessoas se conscientizem do papel de cada um de nós pra mantermos nosso planeta limpo. Sabemos que ainda há muito o que fazer e melhorar, mas estamos otimistas em saber que estamos no caminho certo”, conta Marina Ponzini, gerente global de Sustentabilidade da Havaianas, que acompanhou a ação.
E para que essa mensagem chegue a mais pessoas, a iniciativa em Ilhéus, realizada na véspera da Semana do Meio Ambiente, contou com a presença de Raoni Oliveira, influenciador de Salvador, Anne Catadora, ativista que valoriza o papel e importância dos catadores de lixo pelo Brasil, Jessi Alves, professora, bióloga e criadora de conteúdo, e Úrsula Abiahy, criadora de conteúdo que fala sobre educação ambiental, vida sustentável e veganismo.
Praia + Limpa Ilhéus em números
- Vidro: 81,42 kg
- Papel: 8,02 kg
- Metal: 7,11 kg
- Plástico: 30,79 kg
- Rejeito: 71,32 kg
- Tampinha: 0,87 kg
- Pneu: 30 kg
- Outros: 27,11 kg
- 831 bitucas de cigarro
- Total: 256,64 kg
O Havaianas Praia + Limpa faz parte da agenda de economia circular e do ecossistema de reciclagem que a marca está construindo através do programa Havaianas reCICLO que, desde 2020, já coletou mais de 110 mil pares de sandálias e impactou positivamente 1982 famílias através das parcerias com as Cooperativas de Reciclagem. Para saber mais sobre sobre a agenda sustentável de Havaianas e participar das próximas ações, acesse Link
Sobre a parceria – Em 2022, Havaianas e Worldpackers se uniram para realizar um projeto piloto com duas ações de limpeza de praias no litoral norte de São Paulo, em Ubatuba e Maresias. Em 2023, o Havaianas Praia + Limpa foi lançado oficialmente e já realizou sua primeira ação, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Até agora, a iniciativa já mobilizou 353 pessoas que recolheram 347,564 quilos de resíduos, sobretudo micro-plásticos, e 23.102 unidades de bitucas de cigarros. Foram encontrados diversos materiais de plástico, vidro, papel e outros que foram destinados para a cooperativas de reciclagem local, gerando renda para as mesmas. As sandálias encontradas nas ações foram separadas para o Havaianas reCICLO, o programa de logística reversa de Havaianas, sendo posteriormente recicladas em itens como tapetes, vasos, pneus, pisos, bancos e acessórios.
Sobre a Worldpackers – A Worldpackers é uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, que já ajudou mais de 100 mil pessoas a realizarem o sonho de viajar pelo mundo. Uma empresa brasileira, fundada em 2014, que atua em mais de 140 países, tornando o ato de viajar mais acessível e um caminho para a construção de uma sociedade mais colaborativa, consciente e regenerativa. Desde abril de 2021, organiza e promove os Beach Clean Ups, dando a oportunidade para seus usuários trocarem a dedicação na limpeza da praia por 2 diárias de hospedagem gratuitas em anfitriões parceiros da iniciativa. Até agora, já realizou 84 ações de Beach Clean Up, juntando mais de 1.500 voluntários e retirando 2 toneladas de resíduos, fortalecendo cooperativas de reciclagem, promovendo educação ambiental e engajando diversos atores locais para uma relação mais sustentável com os territórios.
Sobre o Grupo de Amigos da Praia (GAP) – GAP é uma ONG que atua com conservação da biodiversidade e da paisagem costeira. Iniciou em 2018 com ações pontuais de limpeza de praia e hoje conta com 13 projetos permanentes e sazonais. Já retiramos mais de 60 toneladas de resíduos das praias da Bahia. Nos últimos anos intensificou a atuação em emergências climáticas e humanitárias e tem em seu DNA a participação comunitária e o voluntariado .
E aí, vamos juntos limpar as praias por um planeta mais livre?