ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

NOTA PÚBLICA DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL SOBRE PACIENTE INTERNADA VÍTIMA DE ÓBITO FETAL

Nas últimas horas tem sido propagado um vídeo de uma paciente internada em nossa unidade hospitalar, que foi vítima de um óbito fetal.

Logo que constatado o diagnóstico, após realização de exames, a paciente passou por todos os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e pelo padrão ouro para o diagnóstico, conforme preconizam a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO).

Houve comunicação gentil à paciente e acompanhante sobre o diagnóstico e orientações quanto ao protocolo de indução do trabalho de parto para estes casos. Foi orientado também que, conforme a recomendação das federações supracitadas, a cesárea deve ser reservada para caso excepcionais, pois os riscos maternos do procedimento cirúrgico não são compensados por benefício fetal.

Reforçando o conceito de humanização que norteia a nossa instituição, já executamos como boas práticas o não alojamento conjunto destas pacientes com gestantes ou puérperas de nascidos vivos. Trata-se de medida comum a todas gestantes nessa situação. Assim, ofertamos uma suíte privativa, com a finalidade de proteger seu luto e favorecer uma experiência individual com o bebê após o nascimento.

Sem êxito na indução do parto normal, a cesárea foi autorizada pela equipe médica, após a parada de progressão e do quadro de exaustão materna. A paciente encontra-se internada em pleno processo de recuperação.

O HMIJS reitera seu compromisso com o cuidar das pessoas. Desde sua inauguração em dezembro de 2021 tem sido esse o nosso norte e um compromisso inabalável da sua direção.