ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

OPOSIÇÃO DERROTA JABES NA JUSTIÇA, DE NOVO

Justiça põe ponto final no problema. Jabes sai enfraquecido. Foto: Andrei Sansil/ Ilhéus 24h.
Justiça põe ponto final no problema. Jabes sai enfraquecido. Foto: Andrei Sansil/ Ilhéus 24h.
Parece ter chegado ao fim o imbróglio da eleição das comissões temáticas da câmara de Ilhéus. Sem consenso no plenário, coube à justiça determinar novo pleito já na próxima sessão.
Segundo mandado de segurança expedido ontem (sexta, 10) pelo juiz Eduardo Gil Guerreiro, da 2ª Vara Cível e Comercial de Ilhéus, a primeira eleição das comissões, realizada em fevereiro, feriu a Constituição Federal referente à proporcionalidade, já que não contou com vereadores do bloco oposicionista (lembre aqui).
A decisão foi dada após ação movida pelos seis vereadores da oposição. Há duas semanas, a presidência da casa realizou nova eleição, como determinou o juiz.
Mas, novamente, uma manobra do vereador Gilmar Sodré, situacionista, impediu a participação de um dos membros da oposição na comissão de justiça, uma das mais cobiçadas do legislativo (veja aqui).
A manobra levou os vereadores da oposição a retornar ao judiciário.
Na decisão de ontem, o magistrado desconsidera o último pleito e observa a garantia de participação dos oposicionistas principalmente na comissão de justiça.
O mandado de segurança é visto pelos vereadores de oposição como uma derrota ao prefeito Jabes Ribeiro, que teria dado as cartas na escolher dos membros de cada grupo.
Se não cumprir a ordem, o presidente da casa, Dr. Jó, será multado em R$ 1 mil diariamente.