A equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) Ilhéus realizou na manhã da última terça-feira (29), no auditório do Centro Administrativo do bairro Conquista, uma capacitação com os visitadores do Programa Criança Feliz – Primeira Infância no Suas.
Jéssica Varjão, coordenadora Peti no município, salientou a importância de que todos os serviços estejam juntos no combate ao trabalho infantil. “A ideia surge porque os visitadores trabalham nas casas das pessoas, identificando diretamente as situações de trabalho infantil”.
Durante a capacitação foi apresentado aos visitadores os jogos educativos, construído pela própria Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), atividade que ensina e esclarece às crianças o que é e o que caracteriza o trabalho infantil.
“Os jogos educativos são jogos de tabuleiro. É uma forma lúdica das crianças saberem o que é o trabalho infantil, ilustrando esse contexto no cenário da própria cidade, por meio de uma temática de fácil entendimento”, completou a coordenadora.
Além dessa capacitação, o Peti Ilhéus realiza um trabalho em rede, participando de mutirões sociais, dentro do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e em escolas públicas municipais.
Peti – O serviço realiza uma intervenção social articulada ao Serviço de Atenção Integral a Famílias (PAIF), ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI) e como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
As estratégias cumprem o objetivo de complementar o trabalho social, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários por meio da convivência.