A Prefeitura de Itacaré iniciou esta semana a retirada das baronesas acumuladas nas praias da cidade. A ação faz parte do trabalho do grupo da Defesa Civil montada pelo prefeito Antônio de Anízio, formado por representantes das mais diversas secretarias municipais, com o objetivo de fazer um diagnóstico dos estragos e resolver os problemas causados pelas fortes chuvas dos últimos dias no município.
Nessa primeira etapa estão sendo retiradas as baronesas na Praia da Concha, onde é maior o acúmulo das plantas. Em seguida será feita a retirada das demais praias da cidade. De acordo com o prefeito, é importante que as baronesas sejam retiradas de imediato, evitando um acúmulo maior, facilitando assim o trabalho e evitando que as plantas se misturem com a areia, apodrecendo e dificultando posteriormente a retirada.
Antônio de Anízio também falou da necessidade da limpeza das praias para o turismo e também para garantir a segurança dos moradores e visitantes que frequentam esses locais. Ele explica que a baronesa, também conhecida como aguapé, é uma planta de água doce, sendo assim a sua origem não ocorre no litoral praiano. Com o grande volume de chuvas, elas acabam sendo arrastadas pelo Rio de Contas, vindas dos mais diversos municípios da Bahia, acumulando nas praias de Itacaré.