O mês de abril marca a volta do “Improviso Oxente” – projeto realizado pelo Teatro Popular de Ilhéus para debater assuntos diversos e oportunizar momentos artísticos na região. No ano em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos, o TPI e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), através de sua Assessoria de Relações Internacionais, promovem debates sobre Direitos Humanos e diversidade.
Nesta terça-feira, 17, às 19h, “Guerra e Paz – conflitos que ampliam a desigualdade” é o tema mediado por Rafael Guimarães (UFSB). Com a participação de Andrea Liliana Ortiz Gonzalez (Universidad Sergio Arboleda / Colômbia), falando sobre “Conflito armado e processo de paz na Colômbia”, e Janira França,militante da educação e movimento de mulheres negras do campo, falando sobre “O papel da mulher na luta pela terra”.
No dia 24/04 (terça-feira), também às 19h, o “Improviso Oxente” continua com o tema Direitos Humanos através da mediação de Cleber Braga (Universidade Federal do Amapá – UFAM) sobre o tópico “As lutas dos povos ancestrais”. Maya Aguiluz Ibargüem (Universidad Nacional Autonoma de Mexico) aborda sobre o “Conselho indígena de Governo e a vocera Marichuy: ganhos políticos”. Casé Angatu Xukuru (UESC) e Katu Tupinambá (Diretor da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté / Brasil) serão os responsáveis pelo assunto “A luta pela demarcação das terras em Olivença”.
O “Improviso Oxente acontece na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, na Av. Soares Lopes, e a entrada é gratuita.
O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.