ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

PROJETO “VOVÔ SABE TUDO” VISA MELHORAR INTERAÇÃO ENTRE IDOSOS E JOVENS EM ILHÉUS

Projeto é fruto de requerimento do vereador Ivo Evangelista.
Projeto é fruto de requerimento do vereador Ivo Evangelista.
A rede municipal de Ilhéus passará a contar com uma iniciativa voltada ao desenvolvimento das atividades educacionais e culturais destinadas às crianças e adolescentes, em especial às crianças e adolescentes carentes, por meio de transmissão de conhecimentos, habilidades, aptidões e experiências, de voluntários idosos. Trata-se do projeto “Vovô Sabe Tudo”, instituído esta semana pela Câmara Municipal, através de requerimento do vereador Ivo Evangelista.
O projeto visa promover a transmissão dos conhecimentos, habilidades, aptidões e experiências por meio de oficinas de aprendizagem e trabalho, existentes ou criadas pelo Executivo, disponibilizadas na rede de instituições públicas municipais de educação e cultura, de modo a valorizar e aproveitar, para beneficio das novas gerações, o acúmulo de saberes profissionais e existenciais daqueles que, pela vivência, podem ser considerados portadores de larga experiência de vida.
Os idosos que forem selecionados, receberão treinamento específico e diploma de agradecimento da comunidade, conferidos pelo Poder Público Municipal, desde que tenham dele participado por período não inferior a 12 (doze) meses, contínuos ou não. O Poder Executivo poderá, conforme seus critérios de conveniência e oportunidade, firmar convênios e parcerias com instituições públicas ou privadas para promover o apoio financeiro e o aprimoramento técnico do programa ora instituído.  A seleção e o recrutamento dos idosos que participarão do projeto ficarão a cargo do Poder Público Municipal.  Cada idoso receberá um valor de salário mínimo, como bolsa auxílio, desde que seja comprovada a falta de renda.
Outro decreto da Câmara Municipal diz respeito a obrigatoriedade de atendimento na rede de saúde, a todo e qualquer munícipe, independentemente do local em que resida. Aquele que recusar atendimento a um munícipe apenas pelo fato dele não residir na região relativa à certa unidade pertencente à rede pública municipal de saúde estará sujeito à sanção administrativa cabível.  O município tem o prazo de sessenta dias para regulamentar esta lei. A obrigatoriedade em informar obras e recursos provenientes de emendas parlamentares também foi decretada pela Câmara. Desta forma, o município deve informar  na placa o número da emenda e o valor da obra. “Assim, os munícipes poderão saber quais parlamentares estão buscando recursos para a cidade”, afirmou Ivo.
Melhorias – O vereador Ivo solicitou ainda, após pedidos e solicitações da comunidade do Pontal, para que a o Poder Público Municipal faça a reforma da praça São João Batista. Já para a 4ª Travessa do Alto Bela Vista., o vereador solicitou que a Prefeitura realize serviços de pavimentação e reparos na rede de esgoto do local.