O agrupamento de salva-vidas de Ilhéus recebe nesta quinta-feira, dia 10, novos equipamentos de trabalho. Os flutuadores, nadadeiras (pé-de-pato), apitos, aparelhos para respiração e bandeiras de sinalização serão entregues pelo secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, e pelo chefe do Corpo de Salva-vidas, Alexandre Mendonça, em solenidade, às 8h, no estádio Mário Pessoa.
Conforme explica Alexandre Mendonça, os novos insumos darão maior suporte no atendimento à população e aos turistas, especialmente nos finais de semana e feriados quando Ilhéus recebe pessoas dos municípios circunvizinhos e de outros Estados. “Nos próximos dias, com a Semana Santa, o feriado de Tiradentes e a realização do Aleluia Ilhéus Festival, com certeza, nossas praias estarão lotadas e os novos equipamentos irão, sem dúvida, potencializar o nosso trabalho de sinalização, fiscalização e salvamento”, afirma Mendonça.
Segundo o chefe do Corpo de Salva-vidas, até o final deste mês de abril, será entregue o fardamento aos agentes que ainda não receberam. Mendonça informa que a roupa apropriada ao trabalho de todos os servidores chegou no início do ano, mas algumas peças não estava de acordo com as medidas dos agentes. Por isso, a prefeitura teve que devolver o material à empresa fornecedora para que fossem efetuados os devidos reajustes “O fardamento tem que ser na medida exata do agente. Isso facilita o trabalho e sua locomoção dentro e fora da água, dando maior agilidade em situações de emergência”, ressalta.
O presidente da Associação de Salva-Vidas de Ilhéus e Sul da Bahia (ASVISUBA), José Joaques Santos Silva, destaca que, com a entrega dos novos equipamentos e com o fardamento adequado, os agentes de salvamento de Ilhéus têm suas reivindicações operacionais atendidas. “Reivindicamos esses equipamentos há muito tempo e agora estamos totalmente aptos a desenvolver nosso trabalho, com total segurança; além disso, mantemos um bom contato com a Sead que, regularizou o pagamento dos nossos salários, das horas extras e demais garantias trabalhistas”, atesta o presidente da associação.