Adoleta, bate mão, pega-pega, esconde-esconde, amarelinha e mímica. Você se lembra qual brincadeira gostava mais na infância? Nesta sexta-feira (28) é comemorado o dia mundial do brincar. Mesmo com o distanciamento social e o afastamento das crianças da escola, a Secretaria de Educação de Ilhéus realiza uma programação para celebrar a data.
Estão marcados Contos da Noite (vídeo), o Desafio Noite do Pijama para as famílias e ainda, a Exposição Casinhas na Escola, com o material produzido pelas crianças na quinzena passada. As escolas municipais enviaram durante toda a semana diversas atividades para as crianças de forma virtual, e propuseram o desafio para que as famílias fotografassem as atividades.
O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo. Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades.
O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência.
Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos.
A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA.
Uma sugestão que vem da nossa redação para comemorar esse dia é o filme “Dia do sim” disponível da plataforma de stream Netflix. O filme é uma comédias familiar com trama leve, humor fácil e uma moral da história de se emocionar.acompanhamos Carlos (Edgar Ramírez) e Allison (Jennifer Garner), um casal que está acostumado a dizer sempre “não” para seus filhos. Um dia eles descobrem uma nova moda, o dia do sim. em que os pais, salvo exceções de algumas situações não podem dizer não aos filhos.