ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS APRESENTA CINEMA INCIDENTAL E OBSERVAÇÃO DO CÉU NA PRAÇA DO PONTAL

No próximo sábado, dia 11 de junho, às 19 h o grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) volta à Praça São João Batista, no Pontal, em Ilhéus, para apresentar sessão inédita do projeto CINEMA INCIDENTAL, com a exibição de curta-metragem da época do cinema mudo, “Viagem à Lua” (1902) de Georges Méliès, acompanhada pelos músicos Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa que se revezam em vários instrumentos para tocar ao vivo uma nova e original trilha sonora. Nesta mesma noite, logo após o término do filme, o Observatório Astronômico da UESC (OAU) montará telescópios na praça para OBSERVAÇÃO DO CÉU, tendo como destaque a Lua que estará em sua fase crescente.

Segundo a professora Chiara Ferrari, da Universidade da Califórnia – Los Angeles, Méliès cria um filme que merece um lugar de destaque entre os ícones da história do cinema mundial. Apesar do seu estilo surreal, Viagem à Lua é divertido e inovador, conseguindo combinar os truques do teatro com as infinitas possibilidades da mídia cinematográfica. Apesar da simplicidade dos seus efeitos especiais, o filme costuma ser considerado o primeiro exemplo de cinema de ficção científica. O pioneirismo de Méliès abriu as portas para os cineastas do futuro expressando visualmente sua criatividade de maneira completamente alheia aos filmes da época.

Criado em 2009, o Observatório Astronômico da UESC tem o propósito de difundir a Astronomia na região Sul da Bahia com atividades de observação do céu, minicursos e produção de material voltado ao ensino das ciências. Quem comparecer ao evento do TPI neste sábado poderá contemplar por meio dos telescópios a imagem do contraste entre luz e sombra que revela imensas crateras e montanhas na superfície lunar. Oportunidade única para crianças e adultos de todas as idades presentes na praça experimentarem um pouco do fascínio dos astros e conhecerem um pouco mais do mundo que nos cerca.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.