ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

‘TURMA DO BALEADO DE ILHÉUS’; ESPORTE VEM GANHANDO POPULARIDADE E ATRAINDO MULHERES DE TODAS AS IDADES

A brincadeira de criança, marcada por rapidez e agilidade nos movimentos voltou com tudo e já ganhou o coração de um grupo de mulheres que participam da ‘Turma do Baleado’ de Ilhéus. O jogo, que também era conhecido na infância como queimada e reunia crianças e vizinhos nas partidas, hoje movimenta as noites de cerca de 36 mulheres.

Criado em 2022, a ‘Turma do Baleado’ é pioneira na modalidade em Ilhéus. A iniciativa começou de forma discreta, com jogos improvisados, sem lugar ou dias definidos. Com a adesão de novas participantes, o grupo sentiu a necessidade de ter um local fixo para realizar as partidas. Atualmente, o grupo conta com três dias fixos na semana de jogos regulares, sem falar dos sábados animados, quando programam um jogo extra, com muita alegria e descontração.

O grupo cresce a cada dia com o objetivo de fazer a integração leve e saudável entre as participantes, além de levar diversão, atividade física e confraternização para as usuárias. Nas redes sociais (@turmadobaleado73), elas têm vídeos com mais de 16k de visualizações e recebem convites de times de cidades vizinhas para jogos amistosos. Porém, o foco da Turma do Baleado são os jogos recreativos. O máximo de competição que existe é a cada jogo, para a famosa ‘disputa’ de quem sairá em pé na foto. As participantes que tiram foto sentadas representam que perderam a partida.

Além das participantes fixas, o grupo recebe convidadas e a participação de jogadoras na qualidade de diarista, que forma uma lista de espera. A turma conta com uma comissão organizadora, composta por Jamille Catarino, Jeovana Catarino e Letícia Listi. “Buscamos reviver o baleado de rua tão praticado por nós na infância. Nessa prática vamos juntando mulheres de todas as idades. Interação, bem estar e saúde é o nosso lema”, ressaltou Letícia.

Tradição

Muito popular em todo o Brasil, a queimada já se tornou esporte na Bahia, onde é conhecida como baleado. É praticada também em alguns outros países, como Estados Unidos – onde se chama dodgeball – e Portugal. As qualidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação. O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.