ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

UESC: NOVA PROPOSTA DO GOVERNO AFASTA POSSIBILIDADE DE GREVE

Contraproposta do governo saiu depois de dois dias de negociações.
Contraproposta do governo saiu depois de dois dias de negociações.
Na noite de ontem (terça-feira, 28), o Fórum das Associações de Docentes, composto por professores das quatro universidades estaduais, conseguiu uma contraproposta salarial do governo com avanços significativos. A proposta agradou aos docentes, que indicarão à categoria para que aceite o acordo. Agora, o documento será avaliado pelas Assembleias Gerais (AG) das Ueba. 
Até o entendimento entre as partes foram necessários cinco meses de duras discussões com os representantes do governo e muito tensionamento nas negociações, principalmente nos últimos dois dias, em que foi preciso a mediação do Fórum dos Reitores.
A categoria conseguiu a incorporação total do restante da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) para este ano, sendo 9% em maio, 9% em novembro, e 5,20% em dezembro.
A contraproposta assegura ainda o reajuste salarial, para todas as classes e níveis, de 7% para 2014, dividido em 4% para junho e 3% para dezembro. O documento menciona que o aumento do salário-base é independente e não traz nenhum prejuízo ao reajuste geral anual dos servidores públicos.
Segundo os professores que compõem a mesa setorial, a conquista da categoria se deve à mobilização do conjunto dos professores e à unidade de ação entre o Movimento Docente das quatro ADs.
O fim do impasse em torno da campanha salarial põe fim também à possibilidade de greve da categoria. Na próxima terça-feira (04), a Associação dos Docentes da UESC realiza assembleia para avaliar a proposta e possivelmente aprová-la.