ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

UFSB VAI CONCEDER TÍTULO DE DOUTORA HONORIS CAUSA A EX-PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) aprovou proposta de concessão de título de Doutora Honoris Causa à ex-presidenta da República Dilma Vana Rousseff, em reunião ordinária realizada no dia 31 de maio de 2023. A UFSB e as universidades federais do Cariri (UFCA), do Oeste da Bahia (UFOB) e do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), foram criadas em 5 de junho de 2013, data das respectivas leis federais, na gestão da ex-presidenta.

Conforme memorial descritivo constante do processo, a então presidenta Dilma Rousseff criou a Universidade Federal do Sul da Bahia (então UFESBA) por meio da promulgação da Lei Federal nº 18.218 de 05 de junho de 2013. A medida, acompanhada da promulgação das leis federais nº 12.824 (UNIFESSPA), 12.825 (UFOB) e 12.826(UFCA), fundou as quatro novas universidades federais brasileiras, parte da nova fase de expansão do ensino superior federal iniciado nos governos anteriores do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Dessas, a UFSB é a única que não surgiu de desmembramento de campus já existente de outra IFES. Essa foi uma medida que contribuiu para a expansão e interiorização do ensino superior público no Sul e extremo sul do estado da Bahia, que tem a quarta maior população entre as unidades da federação. Além da criação de seis universidades federais durante seu mandato, outros aportes do mandato da ex-presidenta Dilma Rousseff para o ensino superior são a Lei de Cotas (Lei Federal nº 12.711/2012) e a ampliação dos quadros de servidores da carreira da Educação.

Em caso de aceite do título, a entrega da honraria deve ocorrer em sessão solene conjunta da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, na data provável de 26 de junho de 2023.